Últimas Notícias

Fique por dentro das últimas novidades do setor

  Eventos -   14/06/2018

5ª Semana Nacional de Educação Financeira

5ª Semana Nacional de Educação Financeira

 

Convidamos você e sua instituição a participarem da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, esse grande evento que tem por objetivo levar educação financeira à população brasileira!

 

O tipo de atividade ou evento a ser realizado durante a Semana é livre. Desenvolva e incentive outras instituições a realizarem ações junto a seus clientes, fornecedores, colaboradores e seus familiares.

Nos sites www.cidadaniafinanceira.bcb.gov.br (Portal Cidadania Financeira, do Banco Central) e www.vidaedinheiro.gov.br (página oficial da Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF), há materiais que podem servir de insumos para a elaboração de ações, tais como vídeos e cursos online.

Segue abaixo um resumo do portfólio de produtos do BCB que podem ser utilizados em suas ações na Semana ENEF:

1. Fichas de Atividade – Ensino Fundamental: atividades de educação financeira para crianças do 1º ao 5º anos (6 a 11 anos). São orientações práticas de brincadeiras, exercícios e temas para conversas que trabalham, de forma lúdica, conceitos como planejamento, orçamento, consumo consciente, diferenciação entre desejo e necessidade, matemática com dinheiro e reconhecimento das notas e cédulas. Elas estão disponíveis na Biblioteca do Portal Cidadania Financeira, em https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=161&Itemid=516. Podem ser utilizadas por escolas ou organizações que adotem educação financeira ou que queiram realizar atividades pontuais no tema. Para programas de maior duração de educação financeira em escolas, consulte site da ENEF.

2. Curso Gestão de Finanças Pessoais Online: Curso gratuito e online, em linguagem simples e didática, com 20hrs de duração, que pode ser acessado no Ambiente de Treinamento. É aberto ao público, as inscrições podem ser feitas a qualquer tempo e os participantes tem 30 dias para conclui-lo. Ao final do curso, cada participante poderá emitir um certificado do Banco Central. Indicado para pessoas que desejam lidar melhor com seu próprio dinheiro.

3. Série de Vídeos “Eu e meu dinheiro”: série composta por 5 vídeos independentes e de curta duração que estão disponíveis no Youtube e no Portal Cidadania Financeira, e que destinam-se a sensibilizar os participantes para temas de gestão das finanças pessoais, tais como consumo consciente, orçamento, compra à vista ou a prazo, uso consciente do crédito e poupança.

4. Curso de Formação de Multiplicadores da Série “Eu e meu dinheiro”: Curso online com 10h de duração, que pode ser acessado no Ambiente de Treinamento do site cidadaniafinanceira.bcb.gov.br, para melhor utilização dos vídeos da Série Eu e Meu Dinheiro. O curso está aberto ao público em geral, as inscrições podem ser feitas a qualquer tempo e o participante tem 30 dias para conclusão da formação após a inscrição. Ao término da formação, os participantes estarão aptos para conduzir grupos de discussão utilizando os vídeos da Série "Eu e meu dinheiro", tanto em escolas e universidades quanto em local de trabalho. No Portal também estão disponíveis Fichas de Atividade para cada um dos vídeos, tornando mais prática sua aplicação em dinâmicas de grupo.

5. Pílulas do É DA SUA CONTA para divulgação: Vídeos curtos sobre produtos e serviços financeiros, como cartão de crédito, conta salário, portabilidade, entre outros. Podem ser divulgadas no site da instituição, no facebook e em televisões em salas de espera. As pílulas podem ser visualizadas no https://www.youtube.com/watch?v=Qgq-6jO31g8&list=PLhqfgkxuHXh66-3377vp2L88dbxUXCAtX.

6. Mini exposição Virtual “Você já Parou para Pensar?”: A sala “Você já parou pra pensar?” foi inaugurada no Museu de Valores do Banco Central, em Brasília/DF, no âmbito da Semana Nacional de Educação Financeira de 2015. O espaço oferece ao visitante um ambiente experimental voltado à melhor compreensão dos componentes emocionais implícitos nas decisões econômicas. Um subconjunto desta exposição física, especialmente conteúdos de psicologia econômica, foi adaptado para o formato web e disponibilizado no portal Cidadania Financeira, proporcionando uma “breve visita virtual” à exposição. Podem ser feitas campanhas por e-mail ou divulgação da exposição em redes sociais. https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=133&Itemid=516

7. Registrato: Extrato do Registro de Informações no Banco Central, é um sistema que fornece gratuitamente pela internet informações disponíveis em dois cadastros: Cadastro de clientes do Sistema Financeiro (CCS), que mostra todos os bancos com os quais o cliente possui algum relacionamento e Sistema de Informações de Crédito, que contém informações do conjunto de empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito que o cliente tiver obtido em cada instituição financeira, acima de R$200,00. Pode ser acessado pelo link http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/p/REGISTRATO. No caso de microempreendedores, é uma ferramenta útil para o levantamento de dívidas e pendências com instituições financeiras.

8. RDR – Sistema de Demandas do Cidadão: sistema utilizado para registro de reclamações do consumidor contra instituições financeiras. Pode ser acessado aqui. Informações sobre o fluxo de atendimento dessas demandas pode ser visualizado no https://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/reclamacaoDenuncia.asp.